quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre tempo e dinheiro

Se a velha máxima do "tempo é dinheiro" for verdadeira, uma reforma pode ser considerada um duplo prejuízo. Não que não seja maravilhoso planejar e executar um lar: é claro que, "no frigir dos ovos", como diziam nossas avós, o saldo deve ser positivo. Se não, nem valeria a pena reformar. Mas se você está embarcando nessa, deve estar preparado para o preço a ser pago, e que não é barato. Reforma custa tempo e custa dinheiro. E também custa saúde mental, e na pior das hipóteses pode custar até o seu relacionamento. Porque reforma é uma delícia, mas testa seu fôlego e sua paciência, angustia, tira o sono e causa brigas conjugais.
Sem querer desencorajar ninguém, pode ser útil elencar algumas coisas para as quais é preciso estar preparado antes de reformar, pelo menos para que você saiba o que vem pela frente e não diga que ninguém avisou. Lá vai:

1. Engana-se quem acha que vai gastar um valor X e receber prontinho um lindo lar onde possa plantar seus amigos, seus livros e discos. Reforma não é drive-thru do McDonald's. Você vai gastar o valor X, só que vezes três, e terá que visitar a obra quase todos os dias.

2. A cada dia que você passar na obra, mesmo que seja só pra dar aquela conferida rápida, seu mestre-de-obras lhe dará uma enorme lista de coisas para comprar. Geralmente, para o mesmo dia ou para o dia seguinte no máximo, bem cedo. Mas isso pode não ocorrer se você passou na obra e descobriu que ninguém foi trabalhar hoje.

3. Não ouse pensar que seu mestre-de-obras lhe dará tudo mastigadinho. A lista não vem pronta: você precisará decifrá-la. Isso inclui uma passadinha na internet mais próxima antes de ir às compras, para procurar no Google que diabos é uma porca de flange.

4. Quando você for comprar o que está na lista, perderá algum tempo olhando na loja todas as coisas que ainda não estão nessa lista, mas estarão nas próximas. É bom ir vendo as ofertas, porque mais cedo ou mais tarde ele vai pedir. Mas use seu tempo com sabedoria: primeiro pegue a senha de atendimento, e depois vá dar essa passeada pela loja. Quando chamarem seu número no balcão, você já terá conseguido ver vááárias coisas, inclusive aquelas que você já comprou nas listas anteriores e que agora baixaram de preço.

5. O atendente do balcão quase nunca vai ter exatamente o que você decifrou. Ou ele fará uma pergunta específica, cuja resposta não está na lista ("mas ele só te deu o comprimento? E qual o diâmetro?"), ou então ele vai dizer que não tem exatamente esse ("mas tem esse outro aqui, que dá no mesmo"). Você terá que telefonar para o mestre-de-obras para perguntar, e é bom torcer para que o celular dele esteja ligado.

6. Quando a compra tiver sido feita e o rombo no orçamento já estiver consolidado, você deverá se dirigir até o depósito para retirar o material, que não está disponível na loja. Encontrar o depósito é muito fácil: ele fica sempre no extremo oposto de onde você está no mapa da cidade.

7. Chegando ao depósito, mostre a nota fiscal e um funcionário apontará onde fica o material que você precisa retirar. É possível que você tenha comprado itens bastante diversificados entre si, então prepare-se para ir a vários depósitos dentro do depósito principal. Porque fatalmente o azulejo fica no setor 1 e o rejunte no 7, depois você volta para buscar a argamassa no 4, o cimento no 9, a areia no 5 e os canos no 3.

8. É bom que você tenha ido de salto fino e um vestido deslumbrante até o depósito, porque caso você não esteja minimamente parecida com a Angelina Jolie, ninguém vai te ajudar. Se for de moletom e tênis, esteja preparada pra carregar muitos sacos de 50kg nas costas até o seu carro. Quem mandou sair de casa desse jeito?

9. Na saída do depósito, haverá uma cancela onde um funcionário deverá conferir cada item comprado com a sua nota fiscal. Tire todos os sacos de cimento, argamassa e areia do seu porta-malas, e todos os canos que estão atravessados entre o porta-malas e o banco do carona. Não esqueça das caixas de azulejos no banco de trás nem do rejunte, no chão atrás do banco do motorista. Quando tiver conseguido comprovar que você não está surrupiando nem uma chave philips do depósito, coloque tudo de volta e o rapaz abrirá a cancela.

10. Quando você chegar na obra com as compras, descobrirá que alguma coisa foi comprada errada, ou em quantidade insuficiente, ou os dois. Na verdade, você tinha ficado mesmo em dúvida, mas não conseguiu falar com seu mestre-de-obras, porque o celular dele estava desligado. Volte à loja e repita os passos 4 a 9.

11. Quando você voltar com a segunda leva de compras, seu mestre-de-obras ficará tão satisfeito que lhe dará uma nova lista, para o dia seguinte. 

12. Se for sexta-feira, a nova lista poderá ser só pra segunda. Mas se for esse o caso, seu mestre-de-obras vai pedir mais dinheiro. Toda sexta-feira eles pedem mais dinheiro, para pagar a semana dos serventes. Você já deveria saber disso e tinha que ter passado no banco antes de voltar com as compras. Caso contrário, nunca, NUNCA passe na obra às sextas-feiras.

13. Na semana seguinte, depois que todos os passos acima forem repetidos diariamente, é possível que você tenha a fabulosa ideia de perguntar sobre o prazo, louca para saber quando isso vai acabar. A conta é simples: acrescente um mês e quinze dias ao prazo que o mestre-de-obras lhe der. Se ele disser que vai ficar pronto no dia 01 de agosto, por exemplo, a obra será entregue no dia 15 de setembro. Se não atrasar. Vai que chove...

2 comentários:

  1. Patrícia - amiga da mamis29 de agosto de 2010 às 17:08

    Oi Cris!! Eu e a Renata estamos gostando muito de ler seu blog! A reforma da nossa casa em Ipanema foi muito parecida: tinha um buraco no telhado! Anos de inquilinos destruidores, azulejos escolhidos por contemporâneos do Dom João VI, armários embutidos até só a metade da parede, uma coleção de cupins (alguns viraram família e estão aqui até hoje) e construída por um engenheiro bêbado: as paredes não são paralelas! A vontade era se jogar pela janela (mas como é uma casa, isso não daria o resultado esperado!). Mas hoje é um lar!
    Quero ver fotos! Uns: Antes&Depois! E, principalmente, da Dra. Silvia Kessler com a mão na massa! :)
    Beijos Pat e Rê

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar um antes e depois sim, claro, assim que eu tiver um depois... hahahaha. Obrigada Pati, pela força sempre! Muito bom saber que venceste a batalha!!!! Isso tem um fim um dia!!! Beijão

    ResponderExcluir