quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A difícil arte de fazer escolhas

O problema de fazer reforma por conta própria é assumir os riscos: se algo ficar horrível, pode ter certeza que a culpa foi sua. Mil escolhas a serem feitas, um mundo de possibilidades, mil chances de acertos... e de erros. Por causa disso, torna-se um pouco difícil tomar algumas decisões. Com o orçamento estourado então, nem se fala. 
É fogo ter bom gosto: se eu entrar em uma loja e disser "aaaiiiii, que liiiiiiindo!!!!", pode ter certeza de que estou olhando para o item mais caro de toda a loja. Por que não fazem coisas incríveis com designs maravilhosos e cores sublimes que possam ser compradas por pessoas normais??? Por que uma torneira custa 80 reais e outra, ao lado dela, custa 1.600?? Por acaso alguém que vai na minha casa conhece o último grito da moda em torneiras pra saber se comprei uma torneira assinada por algum famoso faucet designer? Por acaso quando você faz xixi no banheiro de alguém você repara na marca do porta-papel higiênico? Por isso é preciso pesquisar muito bem, analisar os prós e contras e a relação custo-benefício. Nem sempre o que é mais caro vai ser necessariamente melhor, e nem sempre comprar o mais barato garante economia. Se o negócio baratinho não funcionar como deveria, você vai ter prejuízo na certa.

Sem contar o que a gente compra errado por pura ignorância mesmo. O pedreiro pede:
- "Me traz um cotovelo 90 graus de meia pra 3/4 azul e um tubo de cola Tigre."
Você anota tudo direitinho, mas quando chega na loja o cotovelo é chamado de joelho e os 3/4 são medidos em polegadas, ou com algum outro sistema métrico desses baseados no tamanho do dedão do rei. A cola não tem daquela marca, mas tem da outra que (o vendedor garante) é tão boa quanto aquela. Você compra (meio desconfiado), e quando chega na obra o cotovelo não era aquele e ainda ouve do pedreiro que ele pediu a cola Tigre justamente porque não confia naquela outra marca. Acontece... e muito! Por isso, vale a pena pesquisar, informar-se sobre marcas, preços e custo-benefício de cada coisinha comprada. Para quem está sem grana e, como nós, não pode contratar um arquiteto que manje do riscado, vale fuçar nas revistas e nos blogs de reforma, construção e decoração (que tem sido uma fonte valiosa de informação para nós sobre o que fazer - e principalmente o que não fazer - na hora de reformar). E também vale dar uma passadinha no site www.reclameaqui.com.br para uma consulta rápida sobre as possíveis reclamações a respeito da marca que você nunca ouviu falar, mas que o vendedor garante que está "vendendo muito bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário