quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jack e o porcelanato

Antes de iniciarmos a reforma, já haviam nos alertado sobre os perigos do arquiteto JACK: JACK vou trocar o piso, aproveito pra mexer nos canos, JACK vou trocar os canos, troco a pia de lugar, e assim por diante. No nosso caso, caidinho do jeito que estava o apê, tudo precisava ser feito MESMO, então nem tínhamos como ceder muito a essas tentações. Mas teve uma coisa em que o arquiteto JACK conseguiu nos convencer: o piso. 
A história era a seguinte: precisávamos trocar o piso do banheiro e também o da cozinha (que compreende cozinha, área de serviço, banheirinho dos fundos e despensa). O do banheiro seria uma cerâmica não muito cara, e na cozinha pretendíamos apenas trocar o asqueroso paviflex amarelo e branco por um outro paviflex melhorzinho. Pesquisando sobre isso, vimos que paviflex na cozinha pode soltar por causa da umidade (o anterior estava mesmo todo solto), e o pedreiro nos convenceu que cerâmica era muito mais negócio, que dura pra vida toda, e que já que estávamos fazendo todo o resto da obra com ele, nos faria um preço especial na mão-de-obra. Começamos a olhar, sem compromisso, algumas cerâmicas, e também fomos atrás de orçar o paviflex. Só que havia um detalhe: meu lado retrô sempre sonhou em ter uma cozinha com piso xadrez, preto e branco, mais ou menos como esse aí abaixo, que encontrei no blog Falando di Casa.


Para ver outras cozinhas com piso xadrez, clique aqui


Só que adivinhem? O paviflex mais barato é aquele mais intragável, todo rajadinho, e pra fazer o meu xadrez teria que ser o da linha Chroma, que tem peças brancas e pretas. E obviamente, a linha Chroma é a mais cara de todas as opções de paviflex...
Bom, seguimos olhando paviflex e cerâmicas e nos deparamos, nas lojas, com lindas peças de porcelanato pretas e brancas. Lisinhas, brilhantes, 60 x 60, tudo de bom. Mas todo mundo dizia que o mais caro para colocar porcelanato era a mão-de-obra e a gente sempre passava batido pela prateleira de porcelanato. Comentando um belo dia com o pedreiro, ele nos tasca que até o tamanho de 60 x 60 ele poderia assentar o porcelanato pelo mesmo preço de mão-de-obra da cerâmica, mas se fosse maior que isso precisaria cobrar mais. Acendeu a luzinha: prá quê maior que isso? Nossa cozinha nem é tão grande! 60 x 60 é perfeito. Mas ainda assim as peças eram muito mais caras que nosso paviflex. Mesmo assim, passamos a olhar uns porcelanatos, assim como quem não quer nada, só pra namorar. Um mais lindo que o outro. Ao expor certo dia nossa dúvida cruel, ouvimos a seguinte explicação:

- Olha, para escolher o piso vocês devem ter em mente quando pretendem fazer a próxima reforma. Se pretendem trocar daqui a uns 4 ou 5 anos, o paviflex é a melhor escolha. Sai mais barato e quando ele começar a ficar feio, vai embora. Se vocês pretendem trocar daqui a 10, 15 anos o melhor é a cerâmica. É muito mais durável, ainda que possa lascar, riscar e ficar com o rejunte encardido. Agora, se quiserem reformar só depois do casamento do filho de vocês que ainda não nasceu, tem que ser porcelanato. 

Juro que a pessoa falou isso e pegou uma pedra de 60 x 60 de porcelanato e jogou no chão! Atirou no chão!!!! O negócio PLAC, fez um barulhão, eu e o namorido tomamos um susto! E a peça lá no chão, nos olhando intacta...
Aquilo foi realmente impressionante. Jogada de mestre. Começamos a ver o porcelanato com outros olhos, afinal não pretendemos passar por outra reforma nessa encarnação, e é claro que seria liiiiindo que nossos filhos aprendessem a caminhar sobre um maravilhoso piso xadrez de porcelanato brilhante. "Mas vamos dar mais uma olhadinha no paviflex?", dizia eu. E o namorido hipnotizado pelo supergloss.

Um belo dia, dando uma entradinha básica ("só pra olhar") em uma loja chique que não era pro nosso bico, a vendedora vem nos perguntar que tipo de coisa queríamos, para que cômodo seria e coisa e tal. Comentei o sonho do piso xadrez, e ela nos apresentou umas peças de 60 x 60 pretas e brancas, lindas, com supergloss e tudo mais. O metro quadrado da branca custava 69,90 e da preta, 89,90. Muuuito acima dos pisos que andávamos olhando. Namorido comentou na cara-dura:

- Obrigado, mas estamos só olhando mesmo. Até porque vimos igual a estas na loja X por 59,90 uma e por 32,90 outra.

Bingo. Sem querer, ele descobria o grande segredo da arte de pechinchar: colocar uma loja contra a outra. Ao que a moça responde: 

- Sério? Mas está realmente muito barato, esse porcelanato é isso, é aquilo e coisa e tal (falando o quanto o porcelanato dela era incrível). Se estiver esse preço mesmo, eu cubro. 

Ligou para a loja, confirmou o preço e cobriu a oferta. E o da outra loja nem era exatamente o mesmo. Era parecido, mas de uma marca genérica. Mas a moça cobriu.

E daí, o que se faz numa hora dessas? Hein, meu povo???
Aceita-se que caiu nos braços do JACK!!
JACK o paviflex não dura tanto, JACK o pedreiro ia cobrar o mesmo preço pra assentar uma coisa ou outra, JACK o porcelanato é tão bonito e resistente, JACK a moça nos ofereceu um porcelanato melhor pelo mesmo preço do genérico... vamos de piso xadrez ultra-mega-maxi-supergloss!!!!
É claro, o investimento foi alto, mas JACK estávamos economizando em tantas outras coisas... JACK o piso das salas e dos quartos não vai ser trocado... podemos nos dar esse luxo na cozinha, não?
Ah, e JACK o banheiro é tão pequenininho, são só 4 metros quadrados, por que não levar uma caixinha pra ele também???
E foi assim que o JACK nos pegou no porcelanato... e teremos um lindo piso xadrez preto e branco com peças grandes, retificadas e brilhantes para nossos filhos aprenderem a andar! E no banheiro, um modelo clarinho de bege para dar um up no azulejo (JACK economizamos no azulejo irregular, como expliquei no post anterior...)

Porcelanato do banheiro

Voltamos para casa sorrindo de orelha a orelha com nossos novos pisos - e viva o JACK!!!

Um comentário:

  1. Adorei o blog Cris, Vou passar a acompanhar daqui!
    O piso vai ficar lindo hein!! Well done sis!!
    Beijos. Pati

    ResponderExcluir