domingo, 22 de agosto de 2010

Metendo a mão na massa

Assim como o apê, nossa reforma vai andando bem ao estilo "luxo underground": com muito bom gosto e pouca verba, o que conta é a criatividade e a disposição. Temos batido perna por aí todos os dias procurando os melhores ofertas, pesquisando soluções bbb (boas, bonitas e baratas) e fazendo, nós mesmos, o que é possível fazer.
Obviamente, não contratamos arquiteto. Levamos uma amiga arquiteta e meu tio, que é engenheiro, para darem seus pitacos. Mas nós mesmos medimos tudo, baixamos um programinha para Mac e desenhamos a planta. Estamos escolhendo tudo sozinhos, por nossa própria conta e risco. Claro que às vezes bate o pavor de criar um frankestein, mas e daí? Será o NOSSO frankestein, com a nossa cara e do nosso jeito. Muuuuuito melhor do que gastar uma fortuna com um arquiteto e ainda correr o risco de ter uma casa impessoal, com os gostos DELE, e não os nossos. E depois, a melhor parte é essa mesmo: escolher com carinho cada cantinho, cada cor, cada revestimento... sem contar que a gente aprende muito!
Por exemplo, o pedreiro me pedia para comprar tantos canos brancos, tantos canos marrons, tantos joelhos azuis. E eu pensava: "gente, por que esse surto decorativo com um negócio que vai ficar escondido embaixo do piso?", até descobrir o óbvio: se os canos onde passa o esgoto forem da mesma cor dos que contêm água limpa, como seriam diferenciados em uma futura reforma? Se outra pessoa precisar mexer nesses canos, como ele vai sacar o esquema? Tóin, tudo tem um por quê quando se trata de construção e reforma.
Essa função toda dá um trabalho, mas é uma delícia. Somos privilegiados em ter famílias (tanto do lado masculino, quanto do feminino) que nos apóiam incondicionalmente, seja contribuindo com dinheiro, com presentes, com ideias geniais ou mesmo com trabalho braçal. O namorido está se puxando: já destruiu até parede a marretadas. Todo mundo colocando a mão na massa. Aliás, minha mãe tem sido campeã nesse quesito: todo dia quer ir para a obra fazer coisas. Hoje mesmo estávamos cansados, dormimos até mais tarde e quando ligo para ela (às duas da tarde), fico sabendo que está lá desde cedo trabalhando!! Vê se eu posso, depois dos 50 descobriu a vocação para mestre de obras!!! Ela já fez de tudo: destruiu conosco todos os azulejos da cozinha, arrancou o piso de paviflex, passou espátula na tinta das paredes, passou massa corrida, lixou com lixadeira, serrou madeira e só não arrancou os azulejos do banheiro porque eu não deixei: "mãe, deixa, já contratamos mão-de-obra pra isso, o homem vai fazer, prá que vamos ficar com dor???" Acho que descobri uma veia masoquista na minha mãezinha... mas essa ajuda tem sido vital e, por enquanto, contratamos mão-de-obra apenas para aquilo que não sabemos fazer, ou que realmente exige um profissional:

- Refazer toda a elétrica

Dos cabos que sobem pelo prédio até o apê à instalação de novo quadro de luz, com mais disjuntores, passando por novas tomadas, quebração de paredes para passar fiação, etc etc. O quadro de distribuição antigo tinha apenas um disjuntor para chuveiro e outro para todo o resto, de forma que todo o projeto elétrico foi modificado.

- Refazer o banheiro

O banheiro veio todo abaixo: azulejos verdes, piso horroroso, e até um pilar que, achávamos nós, era estrutural, e na verdade não era. Quando os azulejos foram retirados, descobrimos que o pilar era oco e estava ali apenas para esconder o encanamento do prédio. Primeira surpresinha: esse pilar oco estava abarrotado de caliça, provavelmente de uma obra anterior que sequer se dignaram a contratar uma caçamba pra levar!!!! Prá quê, né??? Bota no buraco e tasca azulejo em cima! Simples assim... afff! Eu devo ter secado a louça com o Santo Sudário em outra encarnação. É provavelmente essa caliça que estava retendo a umidade que acabou passando para a parede e saindo no quarto ao lado... acabamos optando em destruir essa coluna, ganhando espaço no banheiro, e revestir apenas os canos com alguma outra coisa, ou fazer uma textura ou sei lá eu o quê. O banheiro já ficou maior. Também reorganizamos todo aquele caos anterior (conforme expliquei no post O Banheiro Islâmico), reposicionando tudo: onde era o box agora é o vaso sanitário, onde ficava o vaso islâmico será a pia e onde era a pia, vai o box. A porta, que seria apenas invertida, será trocada, porque estava no limite da falência, e acabou sobrando uma em melhor estado da parede destruída pelo amado namorido. Só que o marco dessa porta era maior, então não vamos escapar de comprar outro.

- Refazer hidráulica
Inclui, além do banheiro, a cozinha e a área de serviço. A entrada e saída para máquina de lavar já estão ok, o sifão da pia da cozinha foi trocado e todas as caixas sifonadas (aquilo que pessoas normais antes de uma reforma costumam chamar de "ralos") também foram trocadas, assim como todos os registros e encanamentos.

- Rebocar a cozinha, a área de serviço e o banheiro
No lugar dos velhos azulejos, optamos por rebocar a cozinha e pintar, colocando azulejos apenas em volta da pia. Na área de serviço, a mesma regra. Apenas azulejos em torno do tanque. No banheiro, azulejamos o box até o teto e, no restante, apenas meia-parede. O resto é reboco, selador e tinta. Tudo pela economia.

- Assentar o piso novo na cozinha, área de serviço, banheirinho dos fundos e despensa

Enfim, com muitos esforços de todas as partes, a reforma está andando!!! Em breve, mais fotos e detalhes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário